Linhas de Pesquisa
1 - Cultura, linguagens e ensino de história
A proposta desta linha é pensar como a realidade histórica é dada a ler nos processos educativos. Propomos observar a realidade do ensino de história e de humanidades por meio dos indícios presentes nos mais variados suportes documentais e testemunhos, com base em suas representações (discursivas e imagéticas) pelas quais os indivíduos, conforme suas sensibilidades, identidades de gênero e de geração expressam a si e ao mundo, por meio de códigos construídos socialmente. Propomos pensar os processos de ensino-aprendizagem como constituintes de um imaginário cuja construção coletiva abrange todo o campo das linguagens e das experiências humanas. Objetivamos compreender os discursos que sustentam o ensino, suas historicidades, suas práticas cotidianas, suas políticas institucionais e os modos como são apropriados pelos sujeitos que transmutam este saber em novas práticas e representações. Visamos à formação de um professor – pesquisador que intervenha de forma transformadora na realidade.
Docentes linha 1
Docentes | Lattes | |
Dr. Getúlio Nascentes da Cunha | getulioncunha@gmail.com | |
Dr. Ismar da Silva Costa | ismarcostago@yahoo.com.br | |
Dr. José Luis Solazzi | jlsolazzi@gmail.com | |
Dra. Marcia Pereira dos Santos | marciasantoss@gmail.com | |
Dra. Regma Maria dos Santos | regma.santos@gmail.com | |
Dr. Rogério Bianchi de Araújo | rbianchidearaujo@gmail.com | |
Dr. Valdeci Rezende Borges | valdecirezborges@gmail.com |
2 - História, sociedade e práticas educativas
O objetivo desta linha é instrumentalizar professores para refletirem sobre os espaçosocupados pelas práticas educativas formais e informais nas disputas colocadas no contextode diferentes dinâmicas de funcionamento da sociedade em diversos espaços etemporalidades, a partir de uma perspectiva que considere múltiplas dimensões da existênciasocial, tais como: de classe, de gênero, étnicas e religiosas, lidando com os diferentes tiposde registros da memória social e partindo de um pressuposto que pensa as relaçõesconstituintes desta dinâmica como relações políticas. Refletir sobre como a educaçãoparticipa nas disputas estabelecidas nas relações diárias de luta pela sobrevivência, naslutas acerca de valores e costumes, nas diferentes formas de organização dos vários setoressociais e também nas formas de organização do estado, desvelando problemas e projetosintrínsecos aos modos de educar.
Docentes linha 2
Docentes | Lattes | |
Dr. Cláudio Lopes Maia | maiaclaudio@yahoo.com.br | |
Dra. Eliane Martins de Freitas | emartinsdefreitas@gmail.com | |
Dra. Jeanne Silva | sjeanne992@gmail.com | |
Dra. Lilian Marta Grisolio Mendes | lilian.grisolio@gmail.com | |
Dr. Luiz Carlos do Carmo | lzcarmo.lz@gmail.com | |
Dra. Luzia Marcia Resende Silva | luziamarcia.ufg@gmail.com | |
Dr. Paulo Cesar Inácio | paulocesarinacio.ufg@gmail.com |